Highlights

Inauguração Exposição "Terra de Boa Gente", de Mário Macilau

13 August 2009
Inauguração Exposição "Terra de Boa Gente", de Mário Macilau

Foi inaugurada no Instituto Camões de Maputo, no passado dia 12 Agosto a exposição "Terra de Boa Gente" de Mário Macilau.
 
A exposição contou com o apoio da Fundação PLMJ, apoio que se materializou na instalação de videoarte "Xiquelene Parte I". A instalação, que constava de uma representação de uma barraca do mercado de Xiquelene (Maputo), de onde era projectado o video, atraiu a curiosidade dos inúmeros visitantes que compareceram à inauguração.

Mário Macilau nasceu na recém-independente Moçambique, durante a fase mais crítica da guerra civil. A família de Macilau lutou com dificuldades financeiras e mudou-se da província de Inhambane para a capital Maputo à procura de melhores condições de vida. Aos 10 anos de idade, Macilau começou a trabalhar num pequeno super-mercado, lavando carros num parque de estacionamento da estação e ajudando a carregar compras para dar apoio à sua família.

Começa a interessar-se por fotografia em 2007, quando trocou o telemóvel da sua Mãe pela sua primeira câmara. As suas obras representam uma mistura entre a fotografia conceitual, o documentário e a arte fotográfica. Vê a fotografia como uma arena onde se pode expressar criativa e activamente. O seu trabalho concentra-se na contemporaneidade, nas questões sociais, nas áreas urbanas e rurais, bem como no património cultural.

Actualmente, vive e trabalha entre Maputo e Joanesburgo e os seus trabalhos estão representados em várias publicações, incluindo livros, tendo sido exibidos em exposições nacionais e internacionais.

 Em "Terra da Boa Gente", Macilau revela-nos, através de um espólio de quotidianos a cores reunidos entre 2007 e 2009, as pessoas, os objectos, os momentos do Moçambique da boa gente. Macilau procura expor o resultado de vários exercícios de observar o país onde nasceu. Numa espécie de conversa com a vida moçambicana, Macilou convida-nos a partilhar de suas vivências. Cada imagem impressa nas suas fotografias transforma-nos em observadores privilegiados da sua história, da história da gente de Moçambique.

Inauguração Exposição "Terra de Boa Gente", de Mário Macilau
Share

Get in touch
With us