Highlights

25 Frames por Segundo em Moçambique

11 September 2009
25 Frames por Segundo em Moçambique

A Fundação PLMJ inaugurou a 10 de Setembro, em Maputo, a exposição "25 Frames por Segundo em Moçambique: vídeos da Colecção da Fundação PLMJ e de artistas moçambicanos". A inauguração teve significativa aderência por parte do público e contou com as intervenções de João Corte Real, Ministro Conselheiro da Embaixada de Portugal, Jorge Dias, artista plástico e João Graça, Vice-Presidente da AVIDEOARTE - Associação Moçambicana de Vídeo Arte.

A exposição, promovida pela Fundação PLMJ, em parceria com a AVIDEOARTE, decorreu de 10 a 24 de Setembro no Instituto Camões de Maputo e apresentou 31 obras do acervo da Fundação PLMJ e 23 de artistas moçambicanos. Incluiu ainda três instalações, com suporte vídeo, de três artistas de nacionalidade moçambicana: "O Trono do Arcanjo" de Gemuce; "Crise Aritmética: os que aprenderam a somar não sabem dividir" de Jorge Dias e "Xiquilene" de Mário Macilau.

Paralelamente, tiveram lugar no Centro Culural Franco Moçambicano,  três mostras de vídeos, integradas no programa da 4ª Edição do DOCKANEMA - Festival do Cinema Documentário de Moçambique. Teve ainda lugar uma mostra dos vídeos dos artistas moçambicanos na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane, seguida de debate entre os alunos.

Dada a pluralidade de abordagens suscitada pelo vídeo que caracteriza a contemporaneidade, o projecto "25 Frames por segundo em Moçambique", por um lado, consiste numa espécie de "A a Z", que traça uma panorâmica da actual criação portuguesa neste meio de expressão e, por outro, procura dar a conhecer o trabalho de alguns dos mais promissores artistas desta área actualmente a produzir trabalhos em Moçambique.

25 Frames por Segundo em Moçambique

Get in touch
With us